domingo, 28 de julho de 2013

"1º Encontro de mulheres que pariram em Casas de Parto"

A Casa da Borboleta, primeiro espaço de apoio ao parto humanizado e maternidade/paternidade ativa da Zona Leste de São Paulo, vai realizar o 1º Encontro de mulheres que pariram em Casas de Parto, no dia 3 de agosto.

O objetivo do evento, que será aberto ao público, é discutir as políticas públicas ligadas à maternidade e o acesso a informação da existência das casas de parto, assim como trocas de experiências entre mulheres e profissionais que militam pela causa e usufruem dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde - SUS.


Na cidade de São Paulo existe apenas uma Casa de Parto mantida pelo SUS, localizada na região sudeste da capital. Como alternativa do sistema público há a Casa Angela, da Associação Comunitária Monte Azul, que vem atuando no acompanhamento da gravidez, do parto e do pós-parto de mulheres, localizada na zona Sul de São Paulo.
O evento será realizado no Teatro Studio Heleny Guariba, Praça Roosevelt, 184, Consolação e terá início as 14h com a apresentação do Materna em Canto, um coral de mães, bebês e crianças. Para compor a mesa de debates, estará presente a diretora, entre 1998 e 2003, da Casa do Parto de Sapopemba e docente do Curso de Obstetrícia da Escola de Artes Ciências e Humanidades da USP, Dra. Ruth Osava.