domingo, 28 de julho de 2013

"1º Encontro de mulheres que pariram em Casas de Parto"

A Casa da Borboleta, primeiro espaço de apoio ao parto humanizado e maternidade/paternidade ativa da Zona Leste de São Paulo, vai realizar o 1º Encontro de mulheres que pariram em Casas de Parto, no dia 3 de agosto.

O objetivo do evento, que será aberto ao público, é discutir as políticas públicas ligadas à maternidade e o acesso a informação da existência das casas de parto, assim como trocas de experiências entre mulheres e profissionais que militam pela causa e usufruem dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde - SUS.


Na cidade de São Paulo existe apenas uma Casa de Parto mantida pelo SUS, localizada na região sudeste da capital. Como alternativa do sistema público há a Casa Angela, da Associação Comunitária Monte Azul, que vem atuando no acompanhamento da gravidez, do parto e do pós-parto de mulheres, localizada na zona Sul de São Paulo.
O evento será realizado no Teatro Studio Heleny Guariba, Praça Roosevelt, 184, Consolação e terá início as 14h com a apresentação do Materna em Canto, um coral de mães, bebês e crianças. Para compor a mesa de debates, estará presente a diretora, entre 1998 e 2003, da Casa do Parto de Sapopemba e docente do Curso de Obstetrícia da Escola de Artes Ciências e Humanidades da USP, Dra. Ruth Osava.


Também presente a vereadora Juliana Cardoso, que propôs a concepção do projeto de Lei Nº 542/09 - Criação do programa Centro de Parto Normal-Casa de Parto e o PL Nº 359/13 - Inclusão de Obstetrizes nos serviços da rede municipal e, vem atuando firmemente na luta pela humanização do parto. A Casa Angela será representada pela enfermeira obstetra e responsável técnica, Franciely Schermak.

Como convidada especial Criméia Almeida, ex-guerrilheira do Araguaia e membro da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos/SP, contará sua experiência em assistir 29 partos durante o conflito armado, em meio ao Araguaia. As falas serão mediadas pela coordenadora da Casa da Borboleta e idealizadora do evento, Reila Miranda.

No final das apresentações haverá um cooffee break, oferecido pelo Reila Miranda Buffet e sorteio de brindes com produtos da Casa da Borboleta e serviços de parceiros. Para participar é necessária inscrição prévia através do e-mail: contato@casadaborboleta.com.br ou pelo telefone (11) 2091-0232 em horário comercial. A entrada é colaborativa, cada pessoa paga o que achar justo.

Serviço:

1º Encontro das mulheres que pariram em Casas de Parto

Quando: Dia 03 de agosto, das 14h às 18h.

Onde: Teatro Studio Heleny Guariba, Praça Roosevelt, 184, Consolação

Inscrição: contato@casadaborboleta.com.br ou telefone: (11) 2091-0232 Entrada colaborativa



Informações à imprensa:

Camila Salmazio

(11) 97662-9578 - Claro

(11) 9 5421-7612- Tim

Nenhum comentário:

Postar um comentário